Há quem ainda seja saudosista e tome por referência de qualidade o turismo glamoroso dos anos 70, quando Guarujá ganhou notoriedade internacional como a “Pérola do Atlântico”, balneário frequentado pela elite paulistana desde os anos 50.
Ainda nos anos 50, o engenheiro e visionário Fernando Eduardo Lee dedicava-se a transformar a Ilha dos Arvoredos em berço da sustentabilidade, constituída por diversas aplicações de tecnologias, arquitetura única e pioneirismo científico. Tudo em respeito ao meio ambiente, sabedor da importância da preservação e recuperação dos ecossistemas do litoral paulista.
Em 2023, o destino resgata a sofisticação e preserva mais de 65% do seu território em duas APAs – Área de Proteção Ambiental Serra do Guararu e Serra de Santo Amaro. Ambas estão sob a gestão ativa da sociedade civil organizada. Entre as duas APAs, a criação do Corredor Ecoturístico, projeto inovador que se soma à campanha do Visite Guarujá #EmbuscadoESG.
Hoje, Guarujá é o único município do litoral paulista que possui dois resorts de luxo, com vários hotéis independentes e pousadas que ofertam excelência de serviços, elegância e o charme que atendem a um perfil de demanda altamente exigente.
Repaginado, Guarujá dispõe também de dois modernos mirantes – das Galhetas e das Campinas; dos mais atrativos shows, de variadas opções de esportes, especialmente náuticos; da alta e diversificada gastronomia de padrão internacional; dos investimentos imobiliários rentáveis e da segurança pública, que decorre do significativo aumento do efetivo policial e da iluminação da orla. Enfim, vivemos e convidamos você a viver Guarujá o ano todo, pautado pela qualidade de vida e o bem-estar proporcionados a pessoas físicas e jurídicas que nos visitam.
Nesta edição da Revista Visite Guarujá, compilamos uma série de informações sobre avanços e conquistas da sociedade civil organizada, que posicionam o destino como ideal para quem realiza eventos culturais, esportivos, sociais, corporativos e campanhas promocionais aliadas às viagens de incentivo. E pautadas nos três pilares do desenvolvimento sustentável. Ou seja: que integram viabilidade econômica, justiça social e responsabilidade ambiental.
Lourival de Pieri
Presidente do Visite Guarujá