Carta Aberta à Comunidade

Com o propósito de salvaguardar a imagem pública da Estância Balneária de Guarujá, reconhecida como destino turístico posicionado entre os mais qualificados no âmbito do Estado de São Paulo e do Brasil, vimos manifestar, por meio de Carta Aberta, nosso estranhamento e repúdio a conteúdos veiculados, recentemente, os quais constituem versão parcial e divorciada dos fatos.

Situações pontuais relacionadas à segurança pública, agravadas pela crise social e econômica em âmbito nacional e que demandam aumento do efetivo policial junto ao governo do estado, não justificam o sensacionalismo.  

Enquanto rechaçamos a nítida má fé dos detratores, cabe lembrar que Guarujá enfrentou e ainda enfrenta, sem tréguas, os efeitos danosos da C-19. No entanto, investiu na gestão rigorosa dos protocolos biossanitários, bem como na capacitação dos quadros que se dedicam a garantir a qualidade do receptivo, em todos os aspectos.

Investiu na implantação de iluminação pública na orla e, também, na construção de dois mirantes: o Mirante das Galhetas e o Mirante do Morro da Campina. Acrescente-se a inauguração do Píer Tony Villela, no final de maio de 2021, assim como a aprovação das áreas de proteção ambiental e a formação do corredor ecológico. 

As forças vivas de Guarujá, unidas em torno de um só objetivo, fazem de tudo para preservar e aprimorar o atendimento aos visitantes, em qualquer época do ano.

Em parceria com a secretaria de Turismo do Município, o GC&VB – Visite Guarujá passou a contar com um novo portal, dotado de novas funcionalidades. Trata-se de uma ferramenta inteligente, capaz de fazer análise estatística de todo o fluxo turístico que compõe o principal ativo econômico do destino.

Na luta para preservar e aumentar a competitividade de Guarujá enquanto receptivo de primeira grandeza do litoral brasileiro, tem sido fundamentais as parcerias entre poder público e iniciativa privada. 

O bem maior da cidade, que passa pelo desenvolvimento sustentável e regenerativo, coloca-se muito acima de quaisquer dissonâncias divisionistas. Pela ‘Pérola do Atlântico’, homens e mulheres de bem optam sempre pela união de esforços.

Exemplo desse protagonismo vem da secretaria municipal de Turismo de Guarujá, que realiza um trabalho técnico e fundamentado em valores da mais alta reputação. Executa, com rara competência, políticas de curto, médio e longo prazo, em prol da indústria do turismo local.

Isso posto, ratificamos nossa veemente discordância da prática jornalística tendenciosa e, muitas vezes, perniciosa ao interesse público. Trata-se de exceção – é bom que se diga. A grande maioria dos veículos de comunicação e os jornalistas que elaboram o noticiário só merecem cumprimentos pela ética e busca da verdade.

Maria Laudenir Oliveira – Lau
Presidente do GCVB – Visite Guarujá

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp