Cleber Augusto de Mesquita, diretor da Guarujá Radical, empresa de esportes radicais e treinamentos, associada ao Guarujá Convention and Visitors Bureau, embarca para o Rio Grande do Sul, em voo da FAB, assim que a Base Aérea daquele estado autorizar. Deliberação está prevista para até o final de maio.

Mesquita organiza a força tarefa voluntária, composta por outros sete profissionais qualificados em resgate aquático, busca e salvamento em alvos remotos. Missão envolve gerenciamento de áreas colapsadas, além de apoio medico e de enfermagem. No Rio Grande do Sul, vai compor, por 30 dias, as equipes de ajuda humanitária que lá se encontram.

Orgulho para todos seus pares, a iniciativa voluntária mobiliza a participação de um qualificado grupo de profissionais experientes. Alguns deles, inclusive, atuaram nos deslizamentos que ocorreram na Região de São Sebastião, no litoral de São Paulo, em fevereiro de 2023.

Desde a partida do Grupamento e durante os 30 dias de permanência na região para trabalhos voluntários cívico-militar, o responsável, Senhor Cleber Mesquita, assumiu o compromisso de registrar diariamente as atividades principais. Assim, quem contribui pode acompanhar a realização dos trabalhos.

O material será publicado nas mídias sociais de um outro significativo movimento da sociedade civil organizada, “Movimento Guarujá 2034”, como forma de prestação de contas de maneira transparente.

Contribuições de custeio para essa ação humanitária devem ser feitas apenas via PIX 23.600.610.0001/21, que corresponde ao CNPJ da Guarujá Radical, que assume de público o compromisso de efetuar a prestação de contas. Exemplo: alimentação, combustíveis, aluguel de veículo, hospedagem e outros. Eventual saldo das contribuições não utilizado, durante o período de permanência no Rio Grande do Sul, será revertido, de forma transparente, em doação às vítimas das enchentes.

O GCVB – Visite Guarujá contribui com o depósito de 500,00 e conclama todos os associados para que estejam adimplentes com o deposito devido do room tax e, aos não associados, propõe que contribuam independentemente da sua possível filiação. “Também não importa o montante, mas o valor simbólico é o que nos fortalece enquanto rede solidária e colaborativa, compromissada com Agenda 2030 da ONU; focada nos 17 ODSs e alinhada aos pilares do ESG”, afirma Sandra Chiamulera, diretora executiva, do GCVB – Visite Guarujá.

Chiamulera, diretora executiva, do GCVB – Visite Guarujá.

Outras maneiras de contribuir

Essa não é a única ação solidária que demanda o engajamento de todos associados e não associados a qualquer uma das entidades apoiadoras do 2º Encontro dos Embaixadores do Turismo Responsável em Guarujá (ACEG, APROHOT, Associação da Orla de Guarujá).  Basta ter senso de justiça e participar, ainda que gratuitamente. Cada qual, à sua maneira, é capaz de contribuir.

No site vidaearte.press, por exemplo, você escolhe uma das imagens do livro “Em busca de um novo mundo”, de autoria da internacionalmente consagrada artista gaúcha Beatriz de Carvalho, e manifesta sua opinião com criatividade. Envie frase, post, artigo, foto legendada ou vídeo que retrate a sua contribuição para um mundo socialmente justo, ambientalmente responsável e economicamente viável. Um mundo suficiente para garantir a sinergia pública e privada, alinhadas ao propósito de gerar prosperidade para todos.

Ajude a elevar o padrão social do coletivo, com ganhos de fato e por direito compensadores para quem, como você, cria, investe, produz, apoia, patrocina, distribui e atende a necessidades que são comuns a todo ser humano. Engaje-se de mente, corpo e coração nesta ação voluntária de amor ao próximo. “Sonho que se sonha só, é só um sonho. Mas sonho que se sonha junto é realidade”, é o dito popularizado por obras artísticas que se renovam e perduram por gerações.

O vasto mercado de viagens, turismo e eventos ajuda a superar as agruras e os sofrimentos vivenciados por nossos irmãos gaúchos desde já, com iniciativas do tipo a organizada pelo Mesquita e, também, presente nas mensagens e dicas apresentadas pelo Movimento Supera Turismo – SOS Rio Grande do Sul: https://www.movimentosuperaturismo.com.br/

Praticar e prestigiar o Turismo Solidário não é uma prerrogativa apenas da nossa gente brasileira. O amor pelo ser humano prevalece cada vez mais entre os profissionais do setor. O consumo insaciável está em franca decadência, assim como agir motivado sob a ótica do “Vale Tudo por Dinheiro”. Abraçar, com dedicação, medidas de contenção dos efeitos climáticos globais destrutivos, assim comoerradicar a ganância, a violência e romper com a indiferença, sinalizam o caminho do bem estar coletivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *